Irmandade da Alheira

A comunidade da República da Alheira partilha experiências, emoções, sensações, ideias e, às vezes, alheiras. Proporcionaremos também "mesas redondas" e tertúlias virtuais.

quarta-feira, julho 11

Dados do Bareme da Marktest divulgados hoje

Em quase todos os jornais diários nacionais, o Bareme da Marktest, relativo à audiência da imprensa, foi hoje notícia. Porém, o ângulo de abordagem foi muito diversificado, variandio consoante os dados "beneficiaram ou não" a respectiva publicação.

Dados oficiais

‘Top ten’ de publicações pagas com mais leitores

Correio da Manhã – 983 000
Jornal de Notícias – 942 000
DECO/Proteste – 863 000
A Bola – 727 000
Record – 701 000
Visão – 673 000
Expresso – 597 000
TV 7 – 597 000
Maria – 596 000
Nova Gente – 557 000

Diários generalistas: audiência média no 2º trimestre 2007:

Correio da Manhã – 11,8%
Jornal de Notícias – 11,3%
Público – 4,4%
Diário de Notícias – 3,9%
24 Horas – 2,8%

Diários Gratuitos:

Metro - 7,5%
Destak - 7,2%]

Diários desportivos - audiência média no 2º trimestre 2007:
A Bola – 8,7%
Record – 8,4%
O Jogo – 5,7%
Diário Desportivo – 0,9%

Semanários - audiência média no 2º trimestre 2007:
Expresso – 7,2%
Sol – 2,7%

Poderemos tentar reflectir sobre estes dados.

De referir que estes dados são relativos à audiência, número de leitores, e não à tiragem/venda. Como referência, a tiragem média do Correio da Manhã, diário generalista que vende mais, ronda os 100 mil exemplares.

Saudações

terça-feira, julho 10

Olá pessoal!

Antes de começar, quero pedir desculpas por não ter participado mais assiduamente no blog, mas tive uns problemas com o login. Bem, agora não importa. O Stéphane já me enviou um novo convite para entrar na Irmandade da Alheira e aqui estou eu para me redimir dos pecados :-).
Espero que esteja tudo bem com todos. No meu caso, não me posso queixar. O estágio no Diário do Minho está a ser extremamente positivo. É incrível como aprendemos mais num estágio de três meses do que em cinco anos de curso... Eu sempre achei que iria ser assim, e pelos vistos não me enganei.
Neste momento, sinto-me mais aliviada. Tinha receio de não ter optado pela área que mais me agradava (dificilmente sabemos do que realmente gostamos até passarmos pela experiência), mas acertei. Claro que nestes momentos iniciais a pressão é maior. O medo de errar é imenso, mas quando temos uma equipa de trabalho fantástica que nos ajuda, tudo isso é superado. E melhor ainda quando sei que gostaram do meu desempenho e me convidaram a ficar. É a cereja em cima do bolo, como se costuma dizer! É bastante compensador. O ambiente de redacção é bastante bom, mesmo nos momentos mais stressantes (perto do fecho), não falta animação. O que custa mais é ter de trabalhar aos fins-de-semana duas vezes por mês, mas a vida de jornalista é mesmo assim. E eu adoro.
Agora está na altura de me empenhar no relatório de estágio, que vou ter de conciliar com o trabalho. E vocês? Já trataram disso?
Bem, para já acho que é tudo. Não vos quero impingir tantos caracteres de uma só vez (lol). Quanto ao encerramento do blog, um assunto que já foi por aqui mencionado, nem pensar! Esta é melhor forma que temos, neste momento, para nos comunicarmos. Se os problemas informáticos não me voltarem a trair, prometo colaborar sempre que puder. Façam o mesmo. Ah, e para quando o próximo convívio? Já tenho saudades.

Um abraço para todos.

P.S.: Esqueci-me de mencionar um pormenor importante: Sou a Rita Cunha (Ritinha).

Etiquetas:

08001 -Barcelona

Olá a todos. Finalmente iniciei o meu estágio. Estou por Barcelona, e é este o meu local de trabalho http://www.la-pinta.net/.
Peço desculpa pela minha negligente ausência, não que tivesse falta de tempo, talvez mais falta de, de alguma coisa. Não o cataloguêmos.
Tenho já bastantes coisas para contar. Hoje há festa no raval, mas a verdade é que a cidade está sempre em festa. ..
Vivo numa simpática casa habitada, imaginem, só por músicos. Somos quatro, mais os viajantes que esporadicamente passam por lá. Esta noite "acolhemos" um pianista que costuma actuar com o Manu Chao. Tem andamento, esta républica, ou albergue, como lhe queiramos chamar.
Esta manha vi o Woody Allen. Estão a rodar um filme em Barcelona...
Também soube que vou em trabalho à Bienal de Veneza. Que duro...:)
Bom, prometo que o próximo post se fará acompanhar de ilustração e será mais detalhado. Estou já atrasada para um encontro, mas dada a importância do post do Steph emergi sem demora. Amanhã, niño, respondo à tal questão.

Um abraço de terras catalanas